terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bezerro de ouro do seculo XXI


Aproximamos do ano 2000, e cada vez mais a espiritualidade tem crescido. As pessoas tem crido em tudo hoje; desde fábulas, duendes, até em manipulação as forças da natureza pelo poder da palavra; uma busca exacerbada da força interior, do eu posso ou uma exteriorização do "animal que existe dentro de cada um".
Hoje, a busca do espiritualismo está em um ápice tão grande, que a onda mística tem atraído profissionais de todas as áreas; pois o faturamento que esse filão tem ocasionado uma busca incrível. O esoterismo, tem faturado alto, como diz a ex-dona de casa Fátima Kubrusly1 que ganha livre de despesas, cerca de 10.000 dólares por mês.
O medo, a busca do eu, e a perspectiva de ser próspero; tem trazido de volta uma das abominações da Bíblia: a feitiçaria, com uma nova roupagem.
O cristianismo bem pode estar se defrontando com o maior desafio de sua história: uma série de seduções poderosas e crescentes que tem alterado sutilmente as interpretações bíblicas, violentando a fé de milhões. A maioria das pessoas não estão conscientes do que vem acontecendo; pois como já disse, a busca da espiritualidade, é a "busca de Jesus Cristo", e onde estiver falando o seu nome, não importa, pois o que interessa é o discurso; o compromisso que transforme o modo de viver, este ouviremos em outra opotunidade.
A Teologia da Prosperidade, tem enganado ao povo, pois leva-os a pensar que estão servindo a Deus, mas tem realizado um distanciamento, tem se valorizado a riqueza; não uma vida cristã de entrega; mas de uma vida em que pode continuar vivendo sem nenhuma preocupação.
No livro do profeta Oséias, temos um grande surto econômico de Israel, em conseqüência de uma política exterior bem sucedida de Jeroboão. Foi então, que "a terra se prostituiu, desviando-se de Deus"2. A prosperidade trouxe a Israel um desvio de padrão, pois deixaram de servir a Deus para servirem as riquezas. Deus por sua vez lamenta: "...e uma vez fartos ensoberbeceu-lhes o coração; por isso se esqueceram de mim"3. Deus não significa mais nada para Israel, e quem pensasse diferente é "um louco"4.
Tiago também alerta sobre as riquezas: "Tendes vivido regaladamente sobre a terra. Tendes vivido nos prazeres. Tendes engordado os vossos corações, em dia de matança. Tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência"5. A injustiça dos ricos, que desfrutam de grande opulência e conforto, lado a lado com os que padecem grande necessidade, é antiga e universal. Os pobres são impotentes diante dos ricos, pois, os ricos através de suas riquezas conseguem benefícios, até mesmo de forma injusta.
Infelizmente, esse mesmo proceder tem acontecido nas igrejas, pois o caos que se encontra a economia, o sistema social, o sistema de saúde, a Teologia da Prosperidade é a "mega sena", dos evangélicos.
A "prosperidade" divulgada hoje, tem semelhança com heresias do passado; as quais tem ressurgido em com uma nova roupagem; e trazido engodos ao meio evangélico. É um novo Baal ressurgindo, e desviando a adoração de Deus para mamon.
A humildade, o teocentrismo e o cristocentrismo perderam a centralidade do culto; dando prioridade ao antropocentrismo,o qual tem se firmado cada vez mais nos cultos; pois a valorização do ter tem sido o ápice em relação ao ser.
Por outro lado, as condições economicas tem fornecido oportunidades para o surgimento de novos movimentos religiosos; mostrando um caráter denominacional que só podemos explicar pela influência economica que temos sofrido.
A religião das classes oprimidas e economicamente expropriadas, tem sua característica ética e psicológica, fundamentada nas necessidades do grupo. Um de seus traços comuns é o fervor emocional, onde o poder de pensamento abstrato não chegou a se desenvolver plenamente e não inibiu a expressão emocioanl por meio de concencionalismo bem educados; levando o grupo a expressar-se emocionalmente, anulando a razão. Paulo escrevendo aos Romanos diz, que o nosso culto deve ser emocional, mas não podemos extirpar o racional do nosso meio.
O cristianismo começou como religião de pobres, não um movimento socialista, como alguns pretendem demonstrar, mas uma revolução centrada não no paraiso terrestre, mas no culto a Cristo.
Infelismente hoje, verifica-se através da doutrina da prosperidade que a igreja não está mais voltada para os excluídos, mas a enfase é viver prosperamente em todos os sentidos, pois o reino celeste será apenas uma continuação. A pessoa salva em Cristo, é uma pessoa saudável, rica, bela e sem nenhum defeito; um farisaísmo moderno de exclusão, como praticavam os fariseus com aqueles que não pertenciam a classe dos "santos".
"Que nenhum homem sonhe que alguma capricho surgiu de súbito, em nossa mente(...)". Por esta frase de Spurgeon, concluí-se que a mente humana é uma caixinha de surpresa em idealizar coisas, situações para o seu capricho egocêntrico.
Encerro com as palavras de Bonar:
"... o objetivo do ministério cristão é levar pecadores ao arrependimento e edificar o Corpo de Cristo. Não pode existir fidelidade na vida de um ministro cujo padrão esteja em falta quanto ao objetivo maior. Aplausos, fama, popularidade, honra, riquezas - tudo isso é em vão. Se vidas não são ganhas, se os santos não são amadurecidos, o nosso próprio ministério será um fracasso"1.
1Bonar, H. A. . Um Recado Para Panhadores de Almas. p.11
Fonte: Aloísio Antonio Lopes

2 comentários:

  1. Oi ... pura verdade esse blog pois realmente as pessoas hoje acreditam em qualquer coisa e deixa de lado a verdade que é JESUS ...Muito importante ressaltar que precisamos sempreestá nos aprofundando em uma vida espiritual sadia que se basea somente em DEUS .... VALEU...

    ResponderExcluir
  2. Excelente visão de nossa realidade.
    Só discordo da citação de Paulo aos Romanos, pois na verdade na em Rm 12:1 não diz que deve ser emocional, mas puramente RACIONAL!

    Abraços! Maranata!

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página

Conhecendo a Verdade

Seguidores

Você quer crescer Espiritualmente ? Leia

  • A unção
  • Biblia Sagrada
  • Bom dia Espirito Santo
  • Drogas - O perigo que nos rodeias - Autor Edmar dos Santos Pedrosa
  • Guerreiro da Fé - Autor Edmar dos Santos Pedrosa
  • Rastros do oculto
  • Salvação e Santificação - Autor Edmar dos Santos Pedrosa

Orientação Geral

  • -Lei todos os dias a palavra de Deus.
  • -O poder de um jejum.
  • -Ore sempre.
  • -Busque a face do Senhor Deus.
  • -Pregue a palavra dentro e fora de tempo.
  • -Seja um Mediador de Conflitos.

Conheça uma de nossas Palestras.

  • Aprenda a administrar o seu tempo
  • Gerenciamento de Crise
  • Lider ou chefe
  • Mediações de Conflitos
  • Motivação. Um principio para uma grande conquista
  • Prevenção contra o uso indevido de Drogas

Quem sou eu

Minha foto
Hortolandia, São Paulo, Brazil
Casado, tenho duas filhas, sou Bacharel em Teologia, Conselheiro em Dependente Quimico e Policial Militar atuo no programa Jovens Construindo a Cidadania (J.C.C.); A finalidade deste Blogger e de compatilhar a verdade do nosso dia a dia, dentro de uma visão Biblica, onde encontramos toda a verdade.