terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Visão Celular: método de evangelismo ou heresia?

ADIBERJ - Associação dos Diáconos Batistas do Estado do Rio de Janeiro




“No meio de tanta polêmica, pastores, líderes e membros de igrejas não sabem qual aposição tomar”

Uma das características de grande parte da Igreja Evangélica Brasileira é a sua avidez por novidades. Vários segmentos evangélicos não se contentam mais com a antiga doutrina pregada pelos apóstolos e pais da Igreja — mais tarde defendida pelos Reformadores — e vivem numa busca constante de novidades e modismos doutrinários. Um assunto que ainda gera discussões é a Visão Celular.
Hoje, sete anos após o surgimento do G-12 no Brasil como método de crescimento para a igreja, as opiniões sobre o sistema de células pelo modelo dos 12 continuam gerando polêmica. Para alguns pastores, a visão é a solução para a igreja de Cristo; para outros, um movimento herético. Mas, afinal de contas, o que é o Movimento de Igreja em Células no Modelo dos Doze? Qual a sua similaridade com a igreja em células desenvolvida pelo pastor coreano David Yonggi Cho? Por que os parâmetros e métodos do G-12 ainda estão causando tanta polêmica?
O Movimento de Igrejas em Células no Modelo dos Doze, mais conhecido por G-12 (Grupo dos 12) ou Visão Celular, foi criado pelo pastor colombiano Cezar Castellanos Dominguez, da Missão Carismática Internacional (MCI), em 1991. Isso ocorreu após sua visita à Igreja Central do Evangelho Pleno, do pastor David Yonggi Cho, a maior do mundo, e que funciona com o sistema de células.
De acordo com a visão, a igreja deve ser subdividida em grupos que se reúnem nas casas, onde participam de estudos bíblicos e orações sob a coordenação de um líder. Assim que a célula atinge a meta de 24 membros, é dividida em duas de 12 membros cada, e assim por diante. Dessa forma, o G-12 é tratado como uma estratégia para frutificação rápida e eficaz da igreja, cujo princípio é ganhar, consolidar, discipular e enviar.
Em agosto de 1998, o brasileiro Renê Terra Nova, da Igreja Batista da Restauração de Manaus, participou de um encontro em Bogotá, Colômbia, e, inspirado no trabalho do apóstolo Cezar Castellanos, fundou o Ministério Internacional da Restauração (MIR), do qual é presidente. No final de março de 2005, Terra Nova se desligou do G-12, quando rompeu com Castellanos e adotou para si e sua igreja uma nova nomenclatura – Visão Celular (Movimento Celular, M12). No Brasil, outras
duas lideranças significativas, o bispo Robson Rodovalho, fundador do Ministério Comunidade Sara Nossa Terra, e a apóstola Valnice Milhomens, da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, também abraçaram a visão do G-12.

DEUS FACE A FACE
“A grande polêmica sobre se o modelo é herético ou não está baseada no Encontrão” e na forma como os participantes são direcionados a atuar, já que existe uma promessa de que os que participarem estará face a face com Deus. Antes do “Encontro”, entretanto, é necessário que todos passem pelo “Pré-Encontro”, que consiste em quatro palestras preparatórias. Nessa ocasião, é pedido a todos sigilo absoluto quanto a tudo que irão ouvir e ver a partir daquele momento. Existe também o “Pós-Encontro”, que ratifica o aprendizado. “A visão traz renovação”, diz o bispo Rodovalho. Segundo ele, o fato de algumas pessoas a entenderem como heresia é por não a conhecerem a fundo ou mesmo pelos exageros cometidos
por algumas igrejas na hora de aplicá-la. “O ‘Encontro’ é uma espécie de retiro onde as pessoas que estão chegando à igreja recebem orientações sobre a visão. Durante dois dias e meio falamos sobre batismo com o Espírito Santo, em cura interior, quebra de maldição e maldição hereditária. São doutrinas que, a gente sabe, estão dentro do nosso dia-a-dia. A visão comporta isso. O Pré-encontro, o Encontro e o Pós-encontro dão legalidade para começarmos a entendê-la”, explica,
ressaltando que tudo o que é feito com exagero traz problemas e distorções.
Mas, para alguns pastores, os problemas vão além de exageros e distorções. Para eles, o “Encontro” torna-se um equívoco quando as pessoas colocam nele suas esperanças de que verão Deus face a face. É o caso do pastor Luiz Roberto dos Santos, da Igreja Batista de Neves, em São Gonçalo, cidade localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. “Não preciso ir ao encontro para analisar o que é certo ou errado. Se vou a um lugar onde Deus haverá de manifestar-se, isto
gera uma visão pagã sobre Ele, gera idolatria e uma falsa teologia. Creio em um Deus que não brinca de esconde-esconde e que não se revela através de segredos esotéricos. Ele se manifesta integralmente e totalmente a cada um de nós. “Não marca encontro em algum lugar, mas se revela onde nós estamos”, disse. De acordo com Marcio Argachf, autor de um estudo sobre os enganos do movimento, datado de março de 2005, Castellanos revelou aos seus seguidores que, a partir daquele momento, ia querer receber um determinado valor das igrejas que usassem a marca G-12. “Por isso é comum hoje encontrarmos igrejas que não mais usam o termo G-12, mas continuam aplicando os mesmos ensinamentos, ou melhor, distorções doutrinárias aprendidas enquanto seguiam o colombiano”, explica Márcio em seu texto. Hoje, é natural ouvir falar em M12, Visão Celular, Igreja em Células, que se utilizam dos mesmos ensinamentos originais do G-12. 

Publicado por ADIBERJ [ADIBERJ] em 31/8/2007
Fonte: Elnet

Comentário: Infelizmente fiz parte deste movimento herético, onde a um jugo sobre os liderados para reconhecer a sua liderança (pessoas que não tem o chamado de cuidar, ou melhor, pastorar vidas) onde quer que encontre, antes de realizar qualquer atividade tem que prestar conta a seu líder.
Quero fazer um pequeno comentário de uma senhora que precisou ir ao mercado reabastecer sua dispensa. Seria um dia gostoso de compras com a família, sendo que mais tarde a sua vida se transformou em um grande tormento pelo agir de sua líder espiritual (mãe na fé, já ouviu falar nessa besteira), sabendo que a sua liderada foi às compras e não a consultou antes para ser orientada por ela no que deveria comprar. Chegando a sua residência armada com palavra de repreensão, dizendo que não deveria fazer compras desnecessárias teria que me consultar antes de qualquer situação onde já se viu esse tipo de comportamento com o seu líder, você e uma rebelde, têm que se arrepender de seus atos. Esses são uns dos diversos abusos cometidos nesses MOVIMENTOS CELULARES, MODELO DOS 12 chame do jeito que quiser, pois concordo que essa pratica são heresias.
A bíblia nos recomenda a analisar os ensinamentos, discernir  o espírito, também nos alerta na questão do que sai da boca do homem, pois coração está cheio.Assim podemos verificar que Deus se preocupa com qualidade e não quantidade.

Comentário de Itamar Marchesan
14/12/2010 as 15h13.
   

2 comentários:

  1. Itamar meu mano, graça e paz!

    Muito bom e pertinente seu artigo. Estou terminando um texto (Quando Uma Igreja Fica Sem Graça?)que desejo postar esta semana, onde em um dos tópicos abordo sobre a questão de metodologias que foram sacralizas. O que escrevo resumidamente é o seguinte:

    Quando metodologias de crescimento e gestão eclesiástica são sacralizadas e divulgadas com a “áurea” de “estratégia do coração de Deus”, para que os membros sejam manipulados a fazerem adesão as ambições de um líder egocêntrico, menosprezando assim a simplicidade do Evangelho e a ação de convencimento do Espírito Santo.

    Estou colocando seu blog como favoritos no Conexão da Graça também.

    um abração, Franklin Rosa

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, tenho um amigo que faz parte desse movimento, a gente conversa muito sobre o assunto, que DEUS mostre a ele o caminho da verdade.

    PS: Gostaria de sugerir mudar as cores do blog. pois fica muito dificil ler. No mais Parabéns pela iniciva. Fique com DEUS.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Conhecendo a Verdade

Seguidores

Você quer crescer Espiritualmente ? Leia

  • A unção
  • Biblia Sagrada
  • Bom dia Espirito Santo
  • Drogas - O perigo que nos rodeias - Autor Edmar dos Santos Pedrosa
  • Guerreiro da Fé - Autor Edmar dos Santos Pedrosa
  • Rastros do oculto
  • Salvação e Santificação - Autor Edmar dos Santos Pedrosa

Orientação Geral

  • -Lei todos os dias a palavra de Deus.
  • -O poder de um jejum.
  • -Ore sempre.
  • -Busque a face do Senhor Deus.
  • -Pregue a palavra dentro e fora de tempo.
  • -Seja um Mediador de Conflitos.

Conheça uma de nossas Palestras.

  • Aprenda a administrar o seu tempo
  • Gerenciamento de Crise
  • Lider ou chefe
  • Mediações de Conflitos
  • Motivação. Um principio para uma grande conquista
  • Prevenção contra o uso indevido de Drogas

Quem sou eu

Minha foto
Hortolandia, São Paulo, Brazil
Casado, tenho duas filhas, sou Bacharel em Teologia, Conselheiro em Dependente Quimico e Policial Militar atuo no programa Jovens Construindo a Cidadania (J.C.C.); A finalidade deste Blogger e de compatilhar a verdade do nosso dia a dia, dentro de uma visão Biblica, onde encontramos toda a verdade.